História do Centro Português de Fotografia (CPF)

O CPF surgiu como resultado de um parecer de um grupo de trabalho afecto ao Ministério da Cultura então tutelado pelo ministro Manuel Maria Carrilho. Com o ressurgir de escolas de fotografia, exposições e galerias; outrora perseguidos pelo regime cinzento salazarista, havia a necessidade de se criar um organismo que apoiasse e desenvolvesse a cultura fotográfica em Portugal.



Assim, e por decreto-lei, o Centro Português de Fotografia é criado em 1997 vindo a ocupar as instalações da Cadeia da Relação do Porto. Contudo, o edifício só viria a ser ocupado em 2001 após ter sido restaurado e adaptado às suas novas funções pelos Arquitectos Souto Moura e Humberto Vieira.


Com o Centro Português de Fotografia vieram a instalar-se na Cadeia da Relação do Porto o Arquivo de Fotografia do Porto. No mesmo edifício, mantêm-se em exposição permanente o Núcleo Museológico António Pedro Vicente (colecção de máquinas e material fotográfico), além de outras exposições temporárias.




Engloba a estrutura também um serviço de consulta e reprodução de espécies fotográficas, biblioteca, workshops e uma loja.